4 de nov. de 2010

Pois bem: e dança tribal, afinal, o que é?






Não é à toa que escolhemos o nome Masala. Primeiro, por que tem tudo a ver com a diversidade, a mistura de propostas que resulta nesta dança tão reformulada e ao mesmo tempo original.

A dança tribal, como o próprio nome diz, pode ser conceituada corretamemente como sendo qualquer dança de origem folclórica, étnica, regional ou primitiva de qualquer local do planeta. O termo foi divulgado como uma dança mais específica a partir das bailarinas de danças orientais, inicialmente por uma americana chamada Jamila Salimpour, por volta dos anos 60. É um estilo construído a partir da dança do ventre, mas com uma roupagem mais globalizada, misturando movimentos e expressões da India, África, tribos urbanas góticas, rappers...
Apesar de usar materiais cênicos simples e figurinos rústicos, sucateados, ao invés de fugir do exagero glamouroso da lantejoula, transforma, reinventa uma imagem tão sofisticada e até mesmo mais trabalhada quanto. A maior diferença além da imagem inicial, é a intenção, o apuro da técnica e a valorização do grupo. Sem falar na possibilidade de romper o eterno vínculo da dança do ventre com o propósito único da sensualidade gratuita, a dança tribal valoriza corpo e expressão de mentes com idéias inquietas, picardia e questionamentos, bailarinas não conformadas com uma via de mão única para sua expressão num mundo tão intenso.
Dança tribal é uma Monalisa pintada sob os pincéis de Dalí. Mas não impede que Frida Kahlo seja retratada por Boguereau. O tempo não é fixo, presente e passado se misturam numa forma mais real e sublime. A música também sugere essa proposta: do fundo do baú, o velho vinil em cd, com chiado de propósito e arranjos underground com sussurros eletrônicos. Mas a marcação tem que ser forte, tem que chamar os velhos fantasmas para a rave e acordar as crianças para assistir Tim burton...

Rachel Brice e tribal fusion
http://www.youtube.com/watch?v=b6qKYTDFfGA&feature=related

Shaide Halim e tribal grupo fusão India
http://www.youtube.com/watch?v=b9x4ofjfga0&feature=related

Karina Iman e tribal grupo
http://www.youtube.com/watch?v=3qHTPfH5w2U&feature=related

Zahira solo fusão India
http://www.youtube.com/watch?v=HhZuMDArgt0

Bruna Gomes fusão China
http://www.youtube.com/watch?v=2qaR9vvBzRY




Texto, arte e seleção de vídeos: Daiane Ribeiro

2 comentários:

  1. Bah ... Esse crataz tanbém ficou 10!
    E o texto é uma excelente apresentação do Show!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Dai, esse nome Masala tb foi o nome do primeiro espetáculo de tribal realizado aqui na Bahia em 2008 por Bela Saffe. Ele nos trouxe muita coisa boa naquela época. Eu espero que essas energias positivas se multipliquem e cheguem até vocês aí! Um beijo imenso!

    ResponderExcluir