6 de jul. de 2010

Bomba de cereais da Daiane


Eis então, a receita do paçocão servido no curso, que todas me pediram. Extremamente nutritivo, gostoso, rende bastante e dá pra família toda. Faço num refratário grande e rende em média, 25 pedaços quadradinhos. Ao ataque, meninas!



Bomba de cereais da Dai

O que não pode faltar:

400g de Granola
200g de mel
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de flocos de arroz
meia xícara de sementes de girassol sem casca
meia xícara de gergelim preto
1 xícara de passas de uva
1 xícara de castanha de cajú quebradas
1 xícara de damascos secos picados
4 bananas amassadas
1 ovo
1/3 de xícara de azeite de oliva ou óleo de girassol

Opcional:

1/3 xícara de linhaça dourada
1/3 xícara de gergelim branco
1/3 de xícara de quinoa


Obs: você pode substituir a banana por maçã ralada, o damasco por pêssego em calda picado, a passa de uva por ameixa preta. E se quiser algo totalmente inusitado, pode substituira algumas frutas por chocolate picadinho ou coco ralado grosso. Vou fazer assim na próxima!

Modo de fazer

Unte o refratário com um pouco de azeite. Pegue uma vasilha grande e alto, tipo balde de pipoca. Pote de sorvete pode ser pequeno.
Depeje a granola, o açúcar, todas as sementes e frutas secas. Mexa tudo até ficar bem misturado. Agora coloque o ovo, o azeite, o mel, a banana e tudo que ainda falta. Mexa tudo com a mão. Vai ser uma meleca mesmo. quando estiver bem misturado, despeje devagar no refratário, espalhando e uniformizando a paçoca com a mão em toda forma até ficar bem retinho. Coloque no forno médio por até 30 minutos. O ponto certo você cuida no fundo do refratário, quando o açúcar estiver derretido, sem queimar. Você pode fazer na forma de alumínio, mas tem que ficar cuidando um pouco mais no final.
Espere esfriar e corte os pedaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário